Publicações

Palavra da Verdade

Para compreender um ao outro

Em 25/08/2015 • Publicado em Ministério das Mulheres

 

Quantos são os esforços que fazemos para manter relacionamentos sadios!

 

Descobrimos que a comunicação é a base para essa conquista. No entanto, as várias tentativas para melhorar nossa comunicação não são capazes de dissolver os conflitos diários nas relações pessoais.

 

Então, o que fazer? De onde surgem tantas dificuldades?

 

A Bíblia conta que no início as coisas não eram assim “havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar” – Gn 11-1. A comunicação era tão boa que o homem, através dela, começou a construir um projeto que, apesar de não ser bom aos olhos de Deus, seguia com sucesso.

 

Contudo, o mau intuito do coração (egoísmo, rebeldia, ganância…) fez com que Deus intervisse e, a comunicação se tornasse imprópria, improdutiva, ineficaz.

 

A partir daí foram divididas as línguas e as pessoas já não se entendiam. Línguas diferentes, formas estranhas de se comunicar passaram a existir.

 

No nosso tempo parece não ser diferente. Quantas vezes apesar de falarmos a mesma língua, parecemos ter formas de comunicação inadequada? Você já passou por isso? Lembre-se tudo começa pelo intuito do coração.

 

Mas a própria palavra de Deus nos revela um precioso segredo para combater esse grande mal entre nós:  O ESPÍRITO SANTO.

 

A Bíblia fala de um episódio que mudaria para sempre a história da nossa comunicação, a saber: a descida do Espirito Santo.

 

Ao contrário do ocorrido no episódio da Torre de Babel, o Espírito Santo em nós, chega e coloca ordem em toda forma de comunicação. Olhe o que o texto diz: “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?  At 2:4-8”

 

Esse foi um milagre maravilhoso do Espirito de Deus sobre nós.  As línguas cumpriam o seu propósito de comunicar de forma adequada, produtiva e eficaz.

 

Cerca de 3 mil vidas se converteram apenas por terem ouvido de forma adequada a palavra falada. O Espírito Santo mudou de forma radical e eterna a comunicação da humanidade.

 

A boa notícia é que esse não é um milagre ultrapassado. Ainda hoje, Ele continua agindo na vida de cada um de nós, de quem O convida a participar e a interagir nos relacionamentos.

 

O Espírito Santo é o decodificador da nossa comunicação, o elo que possibilita a unidade entre pessoas tão improváveis. É exatamente isso que ele faz, pega pessoas distintas, de etnias diferentes, línguas diferentes, culturas diferentes, manias diferentes e possibilita serem um, com a mesma linguagem, com corações unânimes.

 

Se Ele pode fazer isso pelo mundo, imagine o que ele pode fazer na sua vida.

Faça um teste. Convide-o a estar na sua vida.  Você verá que Ele trará ordem e paz para os seus relacionamentos.

 

 

(Colaboração: Márcia Abraão)

 

Pr. Angelo Marcony

Escreva um comentário